Voltar
Vídeo
26 jan 2019

É Tempo de Podar as Videiras

Foi este o mote dado pelas Caves São Domingos aos seus clientes no passado sábado, 26 de janeiro, na Quinta de S. Lourenço, propriedade com 5 hectares de vinha, onde desde 2004 surge um Vinho Tinto e um Vinho Espumante com a marca desta entidade, com mais de 200 anos de história.
Os convidados foram brindados com um magnífico dia de sol e, munidos de tesoura, foi com manifesto entusiasmo que aplicaram os conhecimentos adquiridos numa breve explicação teórica pelos técnicos presentes.
A poda, como é sabido, tem evoluído ao longo dos tempos, de forma a produzir uvas de qualidade. Foi este o objetivo que levou as Caves a convidar os seus clientes a participar neste processo tão antigo, mas fundamental para a qualidade das uvas provenientes de 100 hectares de vinha instaladas na Bairrada, todas cultivadas em modo de “Proteção Integrada”.
Um desafio permanente: saber como se comporta a videira mediante um corte mais ou menos severo das varas e, assim, controlar o crescimento dos seus gomos de forma a manter a planta em equilíbrio.
As Caves São Domingos acredita, assim, ter produções otimizadas ao longo da vida da planta, obter continuadamente as melhores uvas e agregar todos os benefícios do vinho daí resultante para a qualidade, sustentabilidade e imagem dos Espumantes e Vinhos SÃO DOMINGOS.
Depois de retemperarem forças com a bucha e um Tinto da Quinta de S. Lourenço 2013, em garrafa Magnum, os participantes dirigiram-se à adega das Caves São Domingos na qual provaram um vinho tinto apto a Bairrada Clássico – 100% Baga, da colheita 2016. Este vinho será engarrafado em junho de 2019 e apresentado ao mercado em junho de 2020.
Seguiu-se um almoço servido pelos alunos da Escola Profissional de Anadia, orientados pelo Chef Jorge Fernandes e pelo Prof. Vasco Coelho. Para além dos magníficos vinhos que acompanharam o Menu, o objetivo era apresentar outra novidade: o Espumante ELPÍDIO SUPERIOR Bruto 2016. Este, o primeiro de uma linha premium de três espumantes sob a marca ELPÍDIO a serem apresentados no decorrer deste ano.
Esta empresa tem 16 espumantes, todos produzidos pelo Método Clássico, tal como em Champagne, divididos em três segmentos de mercado - “SÃO DOMINGOS”, o agora criado “ELPÍDIO” e o topo de gama “LOPO DE FREITAS”. Estes novos espumantes apresentam-se numa garrafa e caixa com imagem personalizada para cada uma das novas referências – Superior, Velha Reserva e Cuvée -, apostando no prolongado estágio em cave.

Partilhe esta notícia
Voltar para a listagem